Escolha uma Página

A quarta edição de registros pessoais do processo de gravação de nosso terceiro álbum, Only The Hungry.

v. 01 ed. 04 – Junho, 2019

escrito por: Daniel Friend

Recuperando o Ritmo

Scratch track. Bateria. Teclado. Baixo. E agora… minha vez, ou digamos, nossa vez. Eu e o Jimmy, somos os guitarristas d’Os Gringos, e depois das outras etapas, é nossa oportunidade de deixar nosso toque especial no som de estúdio no single Just Might Be True, uma música de blues rock psicodélico com uma levada mais devagar, letras contemplativas e uma viagem no instrumental.

Pessoalmente, saí da gravação do scratch track três semanas antes, com uma sensação de frustração, pois eu não consegui acertar o metrônomo e acabei deixando muito trabalho para o Jimmy acertar. Tudo bem, é apenas um esboço da ideia final, e não precisa ser perfeito, mas eu senti um certo dever a me dedicar melhor a gravação da minha linha.

Para fazer isso, meditei bastante sobre a música, a “assinatura” de tempo (6-8), e escutei inúmeras vezes a gravação do scratch nas minhas horas vagas, especialmente na semana antes da minha gravação. Quando cheguei no estúdio, eu estava pronto para gravar e, depois de duas tomadas bem sucedidas, o Jimmy disse que já daria para parar por ai. Mas eu tinha mais duas ideias de efeitos com pedal, e sabia os pontos na música onde eu poderia deixar um pouco mais de “textura” com minha linha. Deu certo, e depois de 45 minutos, já estávamos partindo para a gravação do Jimmy.

O Jimmy, como sempre, estava preparado para gravar a música. Digo, ele conseguiu gravar a parte “estrutural” (acordes de verso e refrão, melodias embutidas na música) em apenas duas tomadas também.

 

 

Partiu gravação solo! 

Para gravar um solo, com as “frases” corretas, com ritmo acertado, assim capturando as sutilezas que a música pede… isso não é uma tarefa tão fácil. O Jimmy veio naquele dia e sempre vem, com certeza, ao estúdio com muitas ideias prontas e treinadas… Porém a execução de tal solo, com o feeling certo… isso é uma arte que requer tempo, paciência e persistência. O Jimmy levou 12 tomadas para chegar no produto final, testando, errando, acertando por parte, e finalmente, acertando por completo. É um processo bonito de ver, e que temos melhorado com tempo. Pode verificar no vídeo completo abaixo.

Projeto Patreon a todo vapor!

Aproveito da minha primeira postagem (Daniel aqui, caso tenha esquecido) para agradecê-los de coração pela atenção. Já que vocês chegaram até aqui, gostaria de pedir para vocês darem uma olhada em nossas campanhas de Patreon e assinar nosso newsletter, para a gente continuar crescendo nosso projeto. Estamos investidos 100% na nova direção da banda, e queremos mostrar vocês o tanto de trabalho bom que estamos produzindo.

Se vocês puderem apoiar nosso projeto com uma doação pequena e mensal, entra no link para visitar nosso Patreon.

Obrigado mais uma vez por nos acompanhar e fazer parte desta família e comunidade d’Os Gringos!

Se você curtiu, compartilhe o link de inscrição com seus amigos! http://bit.ly/osgringos-pt
Obrigado pela atenção,
Daniel Friend , Little Big American Studios
12 de junho, 2019